PROCURE

sábado, 29 de maio de 2010

QUIS CUSTODIET IPSOS CUSTODES?

"... Pois bem NERDS malditos! Enfiarei um pouco de cultura goela à baixo quer queiram ou não..."

O que aconteceria se os heróis mascarados realmente existissem e caminhassem entre nós desde a década de 30? Quais as mudanças que tais indivíduos acarretariam pelo simples fato de existir? E ainda mais, o que aconteceria se um super-herói surgisse em nosso mundo saltando direto dos gibis para a vida real? Quais as consequências? O que os outros países pensariam a respeito?
Dirigido por Zack Snyder e adaptado a partir da HQ de mesmo nome criada por Alan Moore e Dave Gibbons, o filme mostra uma realidade alternativa onde em 1985 a Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética está em seu auge e as portas de um confronto nuclear que poderá arrasará o planeta.
A trama começa com o assassinato misterioso de Edward Blake que desperta o interesse de Rorschach um dos poucos heróis ativos desde que o governo aprovou a lei Kleene, forçando os mascarados a revelarem suas identidades e se aposentarem ou então receber o status de criminosos. Ao descobrir que Blake na verdade era O Comediante, um vigilante extremamente violento e amoral da primeira geração de heróis mascarados surgida por volta de 1930 e que secretamente trabalhava para o governo, ele imediatamente suspeita que tal evento possa fazer parte de uma conspiração para acabar com os heróis e impedi-los de tomar alguma atitude sobre a guerra iminente, dai Rorschach começa a procurar seus antigos colegas para capturar o assassino de mascarados e salvar o mundo. Desse ponto começamos a conhecer o mundo onde a história foi alterada pela existência do Dr. Manhattan, um ser que transcende tudo o que acreditamos ser impossível e cujos poderes estão além da nossa compreensão. Graças a ele, os Estados unidos venceram a guerra do Vietnã e são temidos por todos os outros países.
Personagens:

Rorschach / Walter Kovacs (Rorschach)
Interpretado por Jackie Earle Haley e baseado no personagem da DC Comics O Questão, Rorschach é o mais violento e perturbado de todos os vigilantes. Totalmente implacável impiedoso e imprevisível ele usa uma máscara que sempre muda e nunca assume o mesmo desenho, é ele quem conduz e narra parte da trama bem como o responsável pela apresentação e reunião dos heróis do grupo.
Dr. Manhattan / Jon Osterman (Dr. Manhattan)

É Interpretado por Billy Crudup e baseado no Capitão Átomo. Uma experiência nos anos 60 feita para subtrair partículas de um campo atômico causa o acidente, um físico é acidentalmente desintegrado em uma experiência. Aos poucos sua força de vontade faz seus átomos se unirem novamente e volta à vida, mas de uma maneira diferente esta é a origem do Dr. Manhattan, uma entidade muito acima dos humanos e cujos poderes não conhecem limites. Surge como um ser sem sentimentos consegue ver átomos e moléculas, controla a matéria e ainda consegue ver seu próprio futuro a todo instante. Na história se torna o grande trunfo dos Estados Unidos na área militar e tecnológica. Durante a saga, Dr. Manhatan vai perdendo aos poucos sua humanidade, se tornando um ser sem sentimentos e que enxerga apenas reações químicas.


O Comediante / Edward Morgan Blake (The Comedian)


Jeffrey Dean Morgan o Interpreta, o personagem é baseado no Pacificador e tem elementos de Nick Fury. Um homem que viu a verdadeira face do mundo e da sociedade bem como da raça humana e se refugia no humor. Para o personagem, a ironia é, em vários momentos, um reflexo amargo da percepção desse horror, ele escolheu ser uma caricatura, uma piada. Quando os heróis foram desmascarados o comediante continuou trabalhando para o governo dos EUA fazendo o trabalho sujo. É o único super-herói tirando o Dr. Manhattam, pelo qual o Rorschach teria um mínimo de respeito, e pode ser isso que o leva a investigar o seu assassinato. Totalmente amoral ele tentou estuprar a primeira espectral quando eram companheiros nos homens-minuto o que acabou levando a dissolução do grupo. Participou da Guerra do Vietnã com o Dr. Manhattan e seu assassinato é o ponto principal da trama. Tinha uma rixa com Ozymandias que o considerava praticamente um nazista.
Espectral / Laurie Juspeczyk (Silk spectreI)
Interpretada por Malin Akerman e baseada na Sombra da Noite com elementos de Lady Fantasma e Canário Negro. É a segunda a usar o nome, foi praticamente forçada a assumir o manto e uma profissão que não queria o que a deixou amarga em relação aos outros heróis. Tem que carregar o fardo de ser filha da primeira espectral (mulher mais desejada de sua época e também a que mais fez bom uso de sua carreira como heroína para se tornar uma grande celebridade e que forçou a filha a ser heroína para compensar seu afastamento por conta da maternidade) Espectral é esposa do Dr. Manhattan bem como seu elo com a humanidade. Uma responsabilidade a qual ela pergunta se realmente quer e se está preparada.

O coruja / Daniel Dreiberg (Nite Owl)
É Interpretado por Patrick Wilson e baseado no Besouro azul, Batman e Cavaleiro da Lua. Aventureiro que usava de vários apetrechos tecnológicos em sua cruzada. Além de contar com uma nave ultramoderna e uma base secreta no melhor estilo Batman. Dan é o segundo a usar a identidade do Coruja, sendo que o primeiro foi Hollis Mason que atualmente está aposentado. É o melhor amigo de Rorschach apesar da relação deles ter ficado abalada após sua aposentadoria. Dan é o mais humano de todo o grupo, sujeito as mais falhas e imperfeições que os outros.

Ozymandias / Adrian Veidt (Ozymandias)


Interpretado por Matthew Goode e baseado no Thunderbolt, Adrian é tido como o homem perfeito, pois não pode ser igualado tanto em suas habilidades físicas e atléticas bem como é o ser humano mais inteligente do planeta, suas habilidades são tão assombrosas que o tornam exímio atleta e lutador, a ponto de conseguir desviar de balas, pois calcula a trajetória na hora do disparo.


Seu codinome vem de um poema de Percy Bysshe Shelley, que descreve a estátua do rei Ozymandias esquecida no deserto Adaptado do Thunderbolt. Possui um lince (fêmea) geneticamente alterado chamado Bubastis. Veidt se aposentou três anos antes da lei Kenee que proibia os vigilantes (menos o comediante e Dr. Manhatan). Foi o segundo herói a revelar sua identidade e fez um bom uso disso construindo um império financeiro sem precedentes. Trabalha com o Dr. Manhattan em uma fonte limpa e inesgotável de energia que porá fim a guerra. Também é solitário e tem como meta a paz mundial e preservação da humanidade. Adrian era Rival do comediante e é bem visto por todos os outros heróis. Devido aos seus atos liberais e seus trejeitos muitos acham que Veidt é homossexual.

Na telinha

Título original: Watchmen
Gênero: Ficção Científica
Ano de lançamento: 2009
Direção: Zack Snyder
Roteiro: Alex Tse e David Hayter, baseado em graphic novel de Alan Moore e Dave Gibbons
O filme de Snyder é cheio de cenas de ação e efeitos especiais, porém ele tentou ser fiel aos quadrinhos ao mesmo tempo que atualizou e tornou a história mais acessível para as massas. Alguns chegam a considerar o final do filme melhor que o dos quadrinhos em certos pontos. A ação e as lutas tiveram o padrão hollywoodiano para cativar novos fãs e tentar atrair novos leitores. Snyder lançou um DVD com extras para que os fãs possam viajar e conhecer ainda mais o mundo criado por Moore e Gibbons e que foi lançado antes para deixar os fãs com água na boca e ansiosos para ver o filme. Entre o material extra temos:
Contos do Cargueiro Negro (Tales of the Black Freighter)
Uma animação baseada em uma história contada no HQ e que não teve como ser incluída no filme, mas Snyder não quis desagradar os fãs e decidiu coloca-lo em um DVD de extras separados: a história do sobrevivente de um navio atacado por piratas tentando voltar para sua casa antes que O Cargueiro Negro e sua sinistra tripulação cheguem a seu lar.


Sob o Capuz (Under the Hood)


Documentário mostrando o passado dos vigilantes mascarados bem como a repercussão dos mesmos no cenário mundial. Mostra mais a respeito da primeira geração de heróis e seu paradeiro, na HQ era em formato de páginas do livro no filme é mostrado como um documentário de TV. Antes de verem o filme recomendo que assistam a ele primeiro. Também vem com comerciais de TV do mundo de Moore e Gibbons.


+ Curiosidades


Watchmen é uma série de história em quadrinhos escrita pelo genial Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons, publicada originalmente em doze edições mensais pela Gigante americana DC Comics entre 1986 e 1987. A série foi reimpressa mais tarde em brochura.
Watchmen é considerada um marco importante na evolução dos quadrinhos nos EUA: introduziu abordagens e linguagens antes ligadas apenas aos quadrinhos ditos alternativos, além de lidar com temática de orientação mais madura e menos superficial, quando comparada às histórias em quadrinhos comerciais publicadas naquele país. O sucesso crítico e de público que a série teve ajudou a popularizar o formato conhecido como graphic novel (ou "romance visual"), até então pouco explorado pelo mesmo mercado.
Dizem que Watchmen foi, no contexto dos quadrinhos da década de 1980 — juntamente com A Queda de Murdock e The Dark Knight Returns, de Frank Miller e Maus, de Art Spiegelman) — um dos responsáveis por despertar o interesse do público adulto para um formato até então considerado infanto-juvenil.
A série foi galardeada com vários Prêmios Kirby e Eisner, além de uma honraria especial no tradicional Prémio Hugo, voltado à literatura: é até o momento a única graphic novel a conseguir tal feito. Watchmen também é a única história em quadrinhos presente na lista dos 100 melhores romances eleitos pela revista Time desde 1923. Não é a toa que carrega o título de a HQ definitiva.


Capítulos

Os nomes dos capítulos refletiam as passagens literárias (Nietzsche, Einstein, a Bíblia Sagrada) ou musicais (Bob Dylan, Jimi Hendrix) do último quadrinho da história.
1. A meia-noite todos os agentes;
2. Amigo ausente;
3. O Juíz de toda Terra;
4. Relojoeiro;
5. Temível Simetria;
6. O abismo também contempla;
7. Um irmão para o Dragão;
8. Antigos fantasmas;
9. As trevas do mero ser;
10. Dois cavaleiros estavam se aproximando;
11. Contemplai minhas realizações, ó poderosos;
12. Um mundo mais adorável.

Nenhum comentário: